Mensagem do Espírito

Mensagem do Espírito

O Que é Praticar Caridade?

Caridade é uma das palavras com maior carga emocional que conhecemos.

Vamos compreender a caridade à luz da doutrina espírita. O capítulo 15 do Evangelho Segundo o Espiritismo é dedicado inteiramente ao tema. A primeira mensagem fala sobre a moral de Jesus resumida em caridade e humildade. Duas virtudes totalmente contrárias ao egoísmo e ao orgulho. A partir desta definição podemos entender que caridade é o contrário de egoísmo. Portanto, caridade refere-se a doação e compartilhamento.

Necessidade da Caridade Segundo São Paulo

Ainda no Evangelho a carta de São Paulo aos Coríntios revela quão relevante é a caridade. Neste trecho a seguir temos uma pista sobre o que é a caridade de fato.

…e quando eu tivesse o dom da profecia, penetrasse todos os mistérios, e tivesse uma perfeita ciência de todas as coisas; quando tivesse ainda toda a fé possível, até transportar as montanhas, se não tivesse caridade eu nada seria. E quando tivesse distribuido meus bens para alimentar os pobres, e tivesse entregue meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso não me serviria de nada.

Muitas vezes podemos nos apegar à doação de objetos, dinheiro etc como caridade. Porém ela parece estar além das doações. Vejamos a Carta de São Paulo! Ainda que entregasse todos os bens em detrimento das pessoas mais necessitadas, sem caridade de nada serviria. Portanto a caridade não está somente na doação.

Isso nos faz pensar que a caridade carece de mais atos. Sendo assim, a doação parece um ato de bondade. Ainda que atos de bondade sejam um passo no caminho da salvação, mas não tudo. São Paulo nos coloca diante de uma caridade representada pela reunião de todas as qualidades do coração, bondade e benevolência.

Fora da Caridade não há Salvação

Neste item do capítulo 15 do Evangelho Espírita, somos colocados diante da necessidade da caridade. Somos convidados a submeter todos os nossos atos ao controle da caridade. Esta é a única forma de alcançar a salvação.

De nada adianta termos uma virtude se não a utilizamos. Agir para o mal pode ser através de negligência ou omissão. Portanto, todas as nossas virtudes e qualidades devem ser colocadas a serviço do bem, sob o olhar da caridade. Esse conceito encontra mais elementos no capítulo 17 do Evangelho Espírita “Sede Perfeitos”. Onde os espíritos nos intruem sobre A Virtude.

A Virtude

A virtude, à luz do espiritismo, é o conjunto de todas as qualidades essenciais do homem de bem.

  • Bondoso
  • Caridoso
  • Laborioso
  • Moderado
  • Modesto

Mas os espíritos nos alertam para as pequenas enfermidades morais que acompanham essas virtudes. Levemos em consideração a modéstia. É uma virtude complementar aos atos de bondade. Porém a vaidade pode nos levar a dar publicidade aos atos de bondade. Isso seria deixar de lado a modéstia. O fruto do ato bondoso seria perdido para nós. Já que a caridade é o CONJUNTO das virtudes. Por isso São Paulo nos disse que ainda que dispuséssemos nossos bens em benefício dos pobres, sem caridade, nada seríamos.

Mas o que é praticar a caridade?

Vamos buscar mais elementos nos mandamentos mais importantes, segundo São Mateus:

  1. Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa Alma e de todo o vosso Espírito.
  2. Amareis vosso próximo como a vós mesmos.

A Lei de Deus pode ser resumida nestes dois mandamentos. A caridade também está contida nesses mandamentos. Ainda que nem todas as pessoas sejam crentes em Deus. As virtudes do homem de bem são inerentes a todos os filhos de Deus. Pois ele nos criou livres para crer ou não. Mas a bondade e a caridade independem de nossas crenças. Pois Deus nos criou iguais para praticar o bem ou o mal. Tudo depende de nossas escolhas via livre arbítrio.

Lembremo-nos sempre da carta de São Paulo aos Coríntios. Sem a caridade de nada adiantam as doações, a sabedoria, as crenças e até mesmo a fé. Por isso não devemos pensar que apenas crer em Deus é caridade. Se continuarmos pelo Evangelho Segundo o Espiritismo, encontraremos diversos capítulos elucidantes.

Seguindo as orientações dos espíritos veremos um grande número de instruções. Elas são a essência da Lei Divina e nos ensinam sobre o perdão, o uso da fortuna, os deveres critãos, as virtudes do homem de bem, a importância do perdão, o atos de bondade, resiliência e resignação etc.

De nada adianta ser bondoso, caridoso, modesto e moderado, se não aprendemos a perdoar nossos inimigos. Enquanto não nos reconciliarmos com os adversários, o ciclo das virtudes de homem de bem não estará completo. Portanto, a caridade não estará presente. Ainda que minha fé mova montanhas, eu perdoe meus inimigos e me reconcilie com adversários, se me gabar das virtudes e atos não terei praticado a caridade.

Podemos concluir que sem perdão, sem reconciliação, sem uso correto da fortuna, sem resignação etc, não há caridade. Portanto, não há salvação. O ciclo reencarnatório serve para corrigirmos faltas anteriores e também evoluirmos, saindo melhor do que entramos nesta vida. A evolução do espírito é a prática constante da caridade.

Praticar a caridade é agir conforme a Lei do Amor, em todos os seus mandamentos, ensinamentos e instruções.

 

 

 

Você vai gostar de ler também:

Conflitos no Lar Terrestre

Nas provações e conflitos do lar terrestre, quase sempre, estamos pagando pelo sistema de prestações, certas dívidas contraídas por atacado.

ler mais

Evitando Inquietações

Considerando que a inquietação em nós gera inquietação naqueles que nos rodeiam, revisemos, pelo menos de quando em quando, as induções que nos possam impelir à intranquilidade.

ler mais

Aprende a Desculpar e Auxiliar

Aprende a desculpar e auxiliar, a instruir e amparar sempre, a fim de que os teus ideais e realizações de hoje venham a encontrar o necessário ao apoio no prosseguimento de amanhã.

ler mais

Recompensa ao Trabalho

Recorda o lavrador que prepara o solo, semeia, defende a plantação iniciante, fornecendo-lhe adubo adequado, garante-lhe os benefícios da irrigação e protege-a, até que os frutos se lhe ergam em...

ler mais

Demonstre Carinho

Procure algum detalhe caseiro para louvar o trabalho e o carinho daqueles que lhe compartilham a existência. Não se aproveite da conversação para entretecer apontamentos de crítica ou censura, seja...

ler mais

Entendimento Mútuo

É sempre possível achar a porta do entendimento mútuo, quando nos dispomos a ceder, de nós mesmos, em pequeninas demonstrações de renúncia a pontos de vista.

ler mais

Você vai gostar de ler também:

Conflitos no Lar Terrestre

Nas provações e conflitos do lar terrestre, quase sempre, estamos pagando pelo sistema de prestações, certas dívidas contraídas por atacado.

ler mais

Evitando Inquietações

Considerando que a inquietação em nós gera inquietação naqueles que nos rodeiam, revisemos, pelo menos de quando em quando, as induções que nos possam impelir à intranquilidade.

ler mais

Aprende a Desculpar e Auxiliar

Aprende a desculpar e auxiliar, a instruir e amparar sempre, a fim de que os teus ideais e realizações de hoje venham a encontrar o necessário ao apoio no prosseguimento de amanhã.

ler mais