Mensagem do Espírito

Mensagem do Espírito

O Amanhã Começa Hoje

Em tempos difíceis devemos nos lembrar que o amanhã começa ainda hoje.

 
Nos tempos sombrios em que vivemos, não podemos esquecer ou duvidar da presença de Deus. Por mais angustiantes que sejam as notícias, estejamos certos que o plano espiritual está ao nosso auxílio. Sendo a Terra ainda um mundo de Provas e Expiações, nossas responsabilidades sobre existências passadas e nossa missão de evoluir permanecem. Respeitando a Lei de Ação e Reação.

Apesar da dificuldade de não sucumbir ao pânico, é preciso calma. Atenção às orientações e respeito aos cuidados fazem parte da solução, a despeito de quaisquer teorias de origem e causas das tribulações. Precisamos atender ao chamado do plano espiritual para o trabalho coletivo mundial que vai nos alçar a um novo patamar. Afinal, esta nova prova exige de nós a Fé que Deus se manifesta através dos homens, a esperança de que não há mal que dure para sempre e o amor que nos reúne.

Em busca de um texto que traga à luz o momento que passamos, poderemos visitar diversas obras que falam sobre ligações cármicas, outros mundos e transições planetárias. Porém, um dos mais belos e populares textos de São Paulo, o Apóstolo, pode nos ajudar a entender o que estamos passando. Sem tons de selos do apocalipse, o que temos a aprender sobre provações coletivas, que ora se fazem inevitáveis?

 

Carta de São Paulo aos Coríntios

 

    1Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

    2E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
    3E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

 
As tribulações que se aproximam colocam todos nós diante de uma nova realidade. Onde, não importam dinheiro, bens e poder, ninguém está imune às provas coletivas de Deus. Por isso é tão importante estarmos unidos no amor. O Amor que Cristo nos ensinou: altruísta, abnegado, fraterno e sincero.
 
O Momento é de fraternidade. Lembra dos vizinhos descrentes como os parentes difíceis. Para os quais nos lançamos em encarnação a fim de ajudar-lhes a clarear a visão. Não nos atiremos indiscriminadamente frente ao perigo de maneira a piorar a situação, mas não nos preocupemos demais a ponto de não socorrer aqueles desamparados.
 
Unidos em torno do amor ao próximo somos capazes de ultrapassar os obstáculos que, apesar de dolorosos, nos conduzem a um mundo melhor. Um dia, do outro lado do mundo, somente veremos irmãos, aqueles que hoje chamamos estrangeiros.
 

    4O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

    5Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

    6Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

    7Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

 
A fé nos ensinamentos do Pai Celestial nos mostra que o amor supera tudo, até mesmo a um abraço que não pode ser dado e amigos com quem não podemos confraternizar. Sempre haverá um bem maior. Por isso, amar é mais que uma demonstração de afeto, por meio de um gesto. Também é respeitar restrições e esperar a hora adequada, pois não há mal que dure para sempre.
 
O Amor ao próximo nos guiará! Essa corrente invisível nos une e conduzirá a todos pelo caminho da luz, onde os guias dos planos superiores nos esperam, auxiliando na travessia para nossa inevitável missão de evoluir.
 

    8O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

    9Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

    10Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

 
Quando o homem encontrar-se livre das mazelas e se aproximar da imagem e semelhança de Deus, estaremos em direção aquilo que é perfeito. Não voltaremos ao mundo de provas e expiações. Nosso ambiente será outro, o mundo de regeneração vibrante de amor, longe do apego aos bens materiais e muito mais próximos de Deus.
 
Aprendamos, nestes momentos de cuidados especiais, a equilibrar corpo e espírito, sabendo que um depende do outro. Lembremo-nos das palavras do Evangelho Segundo o Espiritismo: “Amai, pois, vossa alma, mas cuidai também do corpo, instrumento da alma; desconhecer as necessidades que são indicadas pela própria natureza é desconhecer a lei de Deus. Não o castigueis pelas faltas que o vosso livre arbítrio o faz cometer…A perfeição está inteiramente nas reformas que fareis vosso Espírito sofrer; dobrai-o, submetei-o, humilhai-o, mortificai-o: é o meio de o tornar dócil à vontade de Deus e único que conduz à perfeição.”.
 

    11Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

    12Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

    13Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

O Momento não é de destruição, mas sim de RENOVAÇÃO! Aquilo que existe hoje será substituído pela nova consciência. É o momento em que as consciências se elevam pelas provas e expiações. Cada um de nós deve fazer um exercício de auto-conhecimento e reflexão, de acordo com nossas próprias provas, mas também cumprir nossa tarefa num acontecimento maior, que é uma prova coletiva e urgente.
 
É o limiar de uma nova era que se aproxima, desde que assumamos nosso papel de protagonistas. Deixemos os instintos materialistas de outros tempos e nos entreguemos a esta missão de amarmos uns aos outros.
 
Vamos com fé, esperança e muito amor seguir nossa caminhada. Assim passaremos, todos unidos, pelas tribulações que se apresentam. Chegou o tempo de escrever uma nova história. Sejamos dignos do momento especial que é o alvorecer do Novo Mundo, do qual faremos parte como uma grande família.
 
Que a paz do Senhor Seja Contigo!
 
 
Trecho da Carta de São Paulo:1 Coríntios 13:1-13

Você vai gostar de ler também:

Conflitos no Lar Terrestre

Nas provações e conflitos do lar terrestre, quase sempre, estamos pagando pelo sistema de prestações, certas dívidas contraídas por atacado.

ler mais

Evitando Inquietações

Considerando que a inquietação em nós gera inquietação naqueles que nos rodeiam, revisemos, pelo menos de quando em quando, as induções que nos possam impelir à intranquilidade.

ler mais

Aprende a Desculpar e Auxiliar

Aprende a desculpar e auxiliar, a instruir e amparar sempre, a fim de que os teus ideais e realizações de hoje venham a encontrar o necessário ao apoio no prosseguimento de amanhã.

ler mais

Recompensa ao Trabalho

Recorda o lavrador que prepara o solo, semeia, defende a plantação iniciante, fornecendo-lhe adubo adequado, garante-lhe os benefícios da irrigação e protege-a, até que os frutos se lhe ergam em...

ler mais

Demonstre Carinho

Procure algum detalhe caseiro para louvar o trabalho e o carinho daqueles que lhe compartilham a existência. Não se aproveite da conversação para entretecer apontamentos de crítica ou censura, seja...

ler mais

Entendimento Mútuo

É sempre possível achar a porta do entendimento mútuo, quando nos dispomos a ceder, de nós mesmos, em pequeninas demonstrações de renúncia a pontos de vista.

ler mais

Você vai gostar de ler também:

Conflitos no Lar Terrestre

Nas provações e conflitos do lar terrestre, quase sempre, estamos pagando pelo sistema de prestações, certas dívidas contraídas por atacado.

ler mais

Evitando Inquietações

Considerando que a inquietação em nós gera inquietação naqueles que nos rodeiam, revisemos, pelo menos de quando em quando, as induções que nos possam impelir à intranquilidade.

ler mais

Aprende a Desculpar e Auxiliar

Aprende a desculpar e auxiliar, a instruir e amparar sempre, a fim de que os teus ideais e realizações de hoje venham a encontrar o necessário ao apoio no prosseguimento de amanhã.

ler mais