Por Alguém que Acaba de Morrer

Prece 01

Deus Todo-Poderoso, que a vossa misericórdia se estenda sobre a alma de [Nome…], que vindes de chamar para vós. Possa as provas que ele (ou ela) suportou na Terra lhe serem contadas, e as nossas preces abrandar e abreviar as penas que pode ainda experimentar como Espírito!

Bons Espíritos que o viestes receber, e vós, sobretudo, seu anjo guardião, assisti-o para o ajudar a se despojar da matéria; dai-lhe a luz e a consciência de si mesmo, a fim de o tirar da perturbação que acompanha a passagem da vida corporal para a vida espiritual. Inspirai-lhe o arrependimento das faltas que pôde cometer, e o desejo que lhe seja permitido as reparar para apressar o seu adiantamento para a vida eterna feliz.

[Nome…], vindes de reentrar no mundo dos Espíritos e, entretanto, estais aqui presente entre nós: vede-nos e nos ouvis, porque não há de menos, entre nós e vós, senão o corpo perecível que vindes de deixar e que logo será reduzido a pó.

Deixastes o grosseiro envoltório sujeito às vicissitudes e à morte, e não conservastes senão o envoltório etéreo, imperecível e inacessível aos sofrimentos. Se não viveis mais pelo corpo, viveis da vida dos Espíritos, e essa vida é isenta das misérias que afligem a Humanidade.

Não tendes mais o véu que te oculta, aos nossos olhos, os esplendores da vida futura; podeis, de hoje em diante, contemplar novas maravilhas, ao passo que nós estamos ainda mergulhados nas trevas.

Ides percorrer o espaço e visitar os mundos em inteira liberdade, ao passo que nós rastejamos penosamente sobre a terra, onde nos retém nosso corpo material, semelhante para nós a um pesado fardo.

O horizonte do infinito vai se desenrolar diante de vós, e em presença de tanta grandeza, compreendereis a vaidade dos nossos desejos terrestres, das nossas ambições mundanas e das alegrias fúteis das quais os homens fazem as suas delícias.

A morte não é, entre os homens, senão uma separação material de alguns instantes. Do lugar de exílio onde a cumprir neste mundo, nós vos seguiremos pelo pensamento até o momento em que nos será permitido nos reunirmos a vós, como estais reunido com aqueles que vos precederam.

Se não podemos ir perto de vós, podeis vir perto de nós. vinde, pois, entre aqueles que vos amam e que amastes, sustentai-os nas provas da vida, velai sobre aqueles que vos são caros; protegei-os, segundo o vosso poder, e abrandai seus pesares pelo pensamento de que estais mais feliz agora, e a consoladora certeza de estarem um dia reunidos a vós num mundo melhor.

No mundo em que estais, todos os ressentimentos terrestres devem se extinguir. Para vossa felicidade futura, de hoje em diante, que possais a eles ser inacessível. Perdoai, pois, àqueles que procederam mal para convosco, como vos perdoam os que podeis ter procedido mal para com eles.

Prece 02

Senhor Todo-Poderoso, que a vossa misericórdia se estenda sobre os nossos irmãos que vêm de deixar a Terra! Que a vossa luz brilhe aos seus olhos. Afastai-os das trevas; abri seus olhos e seus ouvidos! Que os vossos bons Espíritos os envolvam e lhes façam ouvir palavras de paz e de esperança!

Senhor, por indignos que sejamos, ousamos implorar a vossa misericordiosa indulgência em favor daquele dos nossos irmãos que vem de ser chamado do exílio; fazei com que seu retorno seja o do filho pródigo. Olvidai, meu Deus, as faltas que ele pôde cometer para vos lembrar do bem que pôde fazer. A vossa justiça é imutável, nós o sabemos, mas vosso amor é imenso; nós vos suplicamos abrandar a vossa justiça por essa fonte de bondade que provém de vós.

Que a luz se faça para nós, meu irmão, que vindes de deixar a Terra! que os bons Espíritos do Senhor desçam até vós, vos envolvam e vos ajudem a sacudir as vossas cadeias terrestres! Compreendei e vede a grandeza do Senhor; submetei-vos sem murmurar à sua justiça, mas não desespereis jamais da sua misericórdia. Irmão! que um sério retorno no vosso passado vos abra as portas do futuro em vos fazendo compreender as faltas que deixastes atrás de vós, e o trabalho que vos resta fazer para as reparar! Que Que Deus vos perdoe, e que seus bons Espíritos vos sustentem e vos encorajem. Vossos irmãos da Terra orarão por vós e vos pedem orar por eles.